sexta-feira, 29 de março de 2013

Relatório do Eletroímã - Questão 03

Questão 03 - Descreva em 6 Passos a Construção do Eletroímã

1. Separar os materiais necessários (descritos no item 2)



2. Enrolar o fio de cobre esmaltado (bem justo) ao redor do prego formando espiras (você pode enrolar o fio sobre as partes já enroladas, formando mais de uma camada), deixando um espaço (que vai depender do tamanho do prego utilizado) em cada ponta do prego, porque é lá que os clipes se prenderão, e deve haver pelo menos uns 5 centímetros de fio sobrando em cada ponta, onde será colocada a pilha.


3. Cortar o excesso de fio com o alicate de corte e lixar somente as pontas que sobraram do fio para tirar o esmalte, esse é o pedaço onde a pilha será ligada ao eletroímã.



4. Utilizar a borracha e a luva para proteger os dedos, principalmente o polegar e o indicador, que entrarão em contato com a pilha na hora de ligá-la ao eletroímã, porque quando em funcionamento essa parte esquenta bastante, podendo queimar a pessoa que manuseá-lo sem proteção.



5. Com os dedos devidamente protegidos como explicado no passo 3, ligar as pontas do fio (pólos do eletroímã) aos pólos correspondentes da pilha, apertando bem para que não escape e ter um melhor funcionamento do eletroímã. Vale ressaltar que o polo + da pilha deve ficar para a ponta do prego.



6. Com a pilha conectada e segurando bem firme, aproxime o prego dos clipes, que se o eletroímã estiver funcionando corretamente, serão atraídos pelas extremidades do prego que não foram cobertas pelo fio de  cobre. Caso o eletroímã não funcione ou atraia poucos clipes, verifique se não usou fio de cobre não esmaltado, que prejudica o funcionamento do eletroímã, pois há a perda de carga ao longo do fio, ou se a pilha está conectada corretamente e se é a que foi indicada na lista de materiais e tente novamente até que seu eletroímã funcione.



Nenhum comentário:

Postar um comentário